quinta-feira, 28 de julho de 2016


Botânica  

A Botânica é a área da biologia que estuda o Reino Plantae, onde estão incluídos todos os vegetais. Nesse grupo encontramos seres exclusivamente autotróficos, eucariontes e multicelulares, ou seja, seres que produzem seu próprio alimento, apresentam células com núcleo delimitado pela carioteca e possuem mais de uma célula.
O Reino Plantae é extremamente variado, com espécies simples que não apresentam folhas, caule e raízes verdadeiras até espécies com frutos carnosos e flores deslumbrantes. Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
As briófitas denominam o grupo de plantas mais simples. Elas são pequenas, avasculares e não possuem caule, folhas, nem raízes. Gostam de viver preferencialmente em locais úmidos e necessitam de água para reprodução. Como principais representantes desse grupo, podemos citar os musgos e hepáticas.
As pteridófitas, diferentemente das briófitas, são plantas que possuem vasos condutores de seiva, bem como folhas, caule e raiz. Essas plantas também estabelecem forte dependência com a água no que diz respeito à reprodução. Como representantes, podemos citar as samambaias e avencas.
As gimnospermas são plantas mais complexas, quando comparadas às briófitas e pteridófitas, e surgiram com uma importante novidade evolutiva: as sementes. Estas são extremamente importantes porque garantem a proteção do embrião e fornecem-lhe alimento. Nesse grupo de plantas, a característica mais marcante é a semente nua, ou seja, a semente sem estar envolvida por um fruto. Como exemplo de gimnospermas, podemos citar os pinheiros e araucárias.
Por fim, temos o grupo mais diversificado e dominante de plantas: as angiospermas. Essas plantas apresentam flores e frutos que atuam, respectivamente, atraindo polinizadores e dispersores. Sem dúvidas, essa característica favoreceu a grande quantidade de espécies desse grupo. Como exemplo, podemos citar as roseiras, os coqueiros e os cactos.
Além de estudar mais profundamente esses quatro grupos de planta, daremos ênfase também à ecologia, à anatomia e a fisiologia vegetal. Sendo assim, nesta seção vocês encontrarão uma ampla variedade de temas que suprirão todas as dúvidas a respeito das plantas.

Objeto Educacional

Olá Turminha, como dito na ultima aula, em sala, aquele objeto de estudo que utilizamos , publiquei  aqui o link gostaria que vocês dessem uma olhada, e estudassem para nossa I Atividade avaliativa, sobre Tecidos Vegetais , irei postar uma atividade para facilitar o estudo, em sala podemos corrigir antes de aplicar avaliação


 Link do Objeto Educacional, Tecidos Vegetais, Clique aqui !!



Atividade 

01. (FUVEST) O que são meristemas e quais seus principais tipos?
02. (UFV) Em relação aos tecidos vegetais:

a) qual a função dos meristemas primários e onde se localizam?
b) qual a função dos meristemas secundários?
c) dê o nome do tecido localizado nas folhas e nos caules jovens, caracterizados por células ricamente clorofiladas com função fotossintética.

03. (UERJ) Experimentos envolvendo a clonagem de animais foram recentemente divulgados. No entanto, ainda há uma grande dificuldade de obtenção de clones a partir, exclusivamente, do cultivo de células somáticas de um organismo animal, embora estas células possuam o potencial genético para tal.
Por outro lado, a clonagem de plantas, a partir de culturas adequadas in vitro de células vegetais, já é executada com certa facilidade, permitindo a produção de grande número de plantas geneticamente idênticas, a partir de células somáticas de um só indivíduo original.

Indique o tipo de tecido vegetal que está em permanente condição de originar os demais tecidos vegetais e justifique sua resposta. 

04. (FUVEST-SP) Um casal de namorados entalhou um coração numa árvore, a um metro do solo. Casaram. Ao completar suas bodas de prata, voltaram ao local. A árvore, agora frondosa, temo triplo de altura. A que distância do solo está o coração entalhado? Relacione a posição do coração com o crescimento da árvore?

05. (UFRJ) Uma criança gravou a inicial de seu nome no tronco de uma jaqueira, a 1,5m do solo. Após alguns anos, ao observar a árvore percebeu que ela estava muito mais alta e que sua inicial gravada continuava à mesma altura do solo, mas com o desenho bastante alargado. Explique por que a gravação se alargou com a passagem dos anos.
06. (FUVEST) Cite dois tipos de parênquimas e suas funções. 

Bom estudo Galerinha !!!!

Mapa Conceitual





quarta-feira, 27 de julho de 2016

Com todo carinho , criamos esse video interativo para estimular  o conhecimento de forma lúdica 
Compreendendo a importância de trabalharmos em nossas aulas a a praticidade iremos produzir alguns modelos didáticos colocarei a baixo alguns modelos :








Então mãos a obra crianças !!!!
Algumas partes das plantas são:

 

Folhas: responsáveis pela transpiração, respiração e alimentação das plantas.
Flores: responsáveis pela formação do fruto e da semente.
Frutos: responsáveis pela proteção da semente.
Sementes: responsáveis pelo nascimento de novas plantas.
Caule: responsável pela sustentação da planta e por levar água e sais minerais da raiz para as outras partes dela.
Raiz: responsável pela retirada de água e sais minerais do solo para a planta, e pela sustentação dela.


* Mas vale lembrar que nem todas as plantas possuem todas essas estruturas.